EKADASI - O Jejum Detox da Alma

Jejum Indiano
Ekadasi (pronunciado Ekadashi).
Saúde, cura e equilíbrio espiritual são os efeitos desse jejum milenar praticado na Antiga Índia, um dos segredos da medicina Ayurvédica recomendado pelos Vedas, que segue o calendário lunar.

No dia de Ekadasi, a lua levanta as marés e limpa as águas do planeta. Ficar sem comer carnes (em geral), ovos, grãos, cereais, feijões e farinha neste dia retira enormes quantidades de toxina do organismo e purifica o karma, além de equilibrar o corpo sutil e de limpar a aura.

Indicado para todas as pessoas e àqueles que têm problemas de saúde, alternância de humor, dores, insônia, apatia, problemas de estômago e intestino, circulação, enxaqueca, etc. e para os que buscam um caminho espiritual elevado.
Dura pouco mais de 24 horas, é muito fácil de fazer e traz resultados em pouco tempo. 

Acontece duas vezes por mês, seguindo um calendário que é calculado obedecendo as datas que se referem ao décimo primeiro dia depois da lua nova e da lua cheia durante todo o ano.

Você vai compreender o significado do Ekadasi com o tempo. Ele é muito profundo e sempre diferente. Ajuda a limpar o karma e a nos afastar da ignorância.

Ao iniciar, aconselhamos que assistam os seguintes vídeos, que explicam mais sobre o funcionamento do Ekadasi. Aos que não desejam assistir os vídeos, fornecemos a transcrição dos mesmos, abaixo.




O primeiro vídeo fala sobre o que é o Ekadasi, como fazê-lo, e quais são seus benefícios. A transcrição encontra-se aqui e abaixo.

O segundo vídeo fala sobre a alimentação no Ekadasi, e acrescenta algumas orientações. A transcrição encontra-se aqui, e abaixo.

O que é, como fazer e benefícios
Transcrição do vídeo Ekadasi – Jejum Indiano – Limpeza de karma, saúde e detox.
Ekadasi. O jejum indiano que proporciona limpeza de karma, equilíbrio dos chakras, saúde e desintoxicação.
Vamos falar sobre o jejum mais antigo da história da humanidade, o Ekadasi, ou Ekadashi, décimo primeiro em sânscrito, que acontece no décimo primeiro dia após as luas cheia e nova. Ele purifica o corpo, equilibra os chakras e limpa o karma negativo. É fácil de fazer e os resultados são garantidos.
Não precisa passar fome. Basta ficar sem comer carne, peixe, ovos e derivados, grãos e alimentos derivados de grãos por pouco mais de 24 horas.
Antes de explicar como podemos fazer o Ekadasi, vamos falar um pouco sobre os benefícios de fazer jejum segundo a medicina. Como muitos sabem, a Medicina Ayurvédica é a mais antiga ciência do planeta. Ela é a base para a medicina tradicional chinesa, para a acupuntura, homeopatia e medicina ocidental clássica.
Os manuscritos que falam sobre o Ekadasi têm mais de 5 mil anos e dizem que “Quando jejuamos, doshas (os ‘elementos’ que compõem o corpo) voltam ao equilíbrio, o fogo digestivo é potencializado, o corpo e a mente são equalizados e voltam à normalidade. Ganhamos leveza física, apetite rejuvenescido, pele saudável, disposição prazerosa, boa digestão e ao mesmo tempo: força e vigor”. (Ayurveda: Astangahrdayam 1.3)
“Jejuar no Ekadasi traz limpeza dos órgãos dos sentidos e do funcionamento motor, adequada excreção de toxinas, fome e sede governáveis, purificação do pericárdio (coração e membranas cardíacas), relaxamento da tensão corporal, aumenta a alegria, diminui ansiedade e apatia”. (Ayurveda: Sutrasthanam 14.17)
O Ekadasi tem sua ação potencializada por conta da influência dos planetas. Por ser um jejum astrológico, vale por dias e dias de limpeza e desintoxicação.
Este site:
http://www.istoe.com.br/reportagens/340578_OS+BENEFICIOS+DO+JEJUM 

diz que a ciência afirma que ficar sem comer por períodos determinados pode ajudar a combater a diabetes, doenças cardiovasculares, epilepsia e até o câncer.

O jejum duas vezes por mês, diz o site, é muito eficiente, ensina autocontrole, o que tem um alcance muito grande em todas as dimensões da vida. Os benefícios do rejuvenescimento através do jejum não podem ser subestimados.
Estudo confirmou resultados anteriores sobre o efeito do jejum para o hormônio do crescimento humano. Em períodos de 24h sem comer, o HGH aumentou em média 1.300% nas mulheres e quase 2.000% nos homens.
Este outro site

 http://saudeebemestar.soubh.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=19

Afirma: O jejum provoca fome. Em resposta, o organismo libera colesterol, permitindo utilizar a gordura como fonte de combustível em vez de glicose. Isso diminui o número de células de gordura no corpo, diminuindo a probabilidade de diabetes.

“O jejum é a chave para a regeneração. É uma tradição do Oriente que o mundo faria bem em abraçar. É mal visto por muitos e isto é uma tragédia”, disse outro site
 http://saudeperfeirarfs.blogspot.com.br/2007/01/jejum-para-regenerao-e.html

“Somos encorajados pela sociedade de consumo a nos baquetear exatamente das coisas que estão nos destruindo. Não é normal ficar doente, nem envelhecer precocemente”.

Durante o jejum os sistemas eliminatórios do corpo – pulmões, fígado, rins e intestinos – tornam-se mais ativos. Uma vez que o corpo não está gastando para digerir e eliminar as toxinas do sistema, é capaz de dirigir sua energia para a eliminação das toxinas e produtos residuais acumulados, que causam doenças.

Em poucas palavras, durante um jejum o corpo tem a chance de RESTAURAR o organismo e recuperar a saúde perdida.
O jejum é, provavelmente, o método mais antigo de cura conhecido. Tem sido utilizado ao longo da história da cura. Grandes médicos, como Hipócrates, Galeno e Paracelso o prescreveram.
Jejuar na data correta significa usar o mecanismo dos planetas e corpos celestes ao nosso redor para amplificar os efeitos positivos de uma específica dieta.
A Lua faz as águas subirem e baixarem ao longo do dia e deforma atmosfera do planeta, que fica alongada como uma bola de futebol americano, portanto há uma data correta para a execução do jejum de Ekadasi.
Cerca de dez dias depois da Lua Nova ou Cheia, comprova este outro site
 http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-as-fases-da-lua-influenciam-as-mares

nosso satélite viaja de novo para uma posição em que se alinha com o Sol e a Terra. Essa combinação traz uma leva de marés máximas. Nas praias de Santos, o nível do mar pode subir em torno de 1 metro.
A atração gravitacional lunar gera perturbações na alta atmosfera, que foram mapeadas em escala global por uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Nos oceanos, a força gravitacional da Lua se manifesta como uma mudança de altura. Na atmosfera, ela altera a temperatura ou a velocidade dos ventos, e causa bolhas na ionosfera, diz a doutora Inez Staciarini Batista, pesquisadora do Inpe.
A temperatura também oscila em relação à gravitação lunar.
O Ekadasi, portanto, deve ser feito no dia em que a Lua puxa as águas do planeta. Por isso, ficamos sem grãos, cereais e farinha, pois cereais absorvem água e atrapalham a ação da Lua sobre as toxinas do corpo. Como, por exemplo, a diferença do arroz, antes e depois do cozimento, e o modo como pães e bolos absorvem líquidos.
Fenômenos como a pororoca amazônica são causados pela força da Lua no dia correto para o jejum.
Se a Lua consegue erguer um metro de altura de maré da costa, o que não é capaz de fazer com a água presente no corpo humano?

Os antigos textos sobre o Ekadasi contam que a influência da Lua sobre os líquidos do corpo é ainda maior do que a do Sol. Esta informação foi recentemente comprovada pela ciência moderna.

Na próxima imagem, uma comparação entre as duas máres, lunar e solar.

Podemos perceber que a puxada da maré lunar é muito maior do que a da maré solar.
Com o Ekadasi você:


  • regula seu peso;
  •  reduz inchaços e gordura localizada;
  • diminui a pressão arterial;
  • equaliza níveis de minerais como o sódio, potássio e cálcio;
  • Os níveis de zinco aumentam;
  • O Ekadasi (ou Ekadashi) acelera a purificação de produtos residuais; deixados por células mortas e danificadas (transforma lixo orgânico em nutrientes).
Os VEDAS, os manuscritos antigos da Antiga Índia, informam que o Ekadasi proporciona, além de uma notável purificação física, uma redução do karma negativo e um equilíbrio dos chakras.
Considerado pelos antigos sábios da Índia milenar o dia mais indicado para práticas espirituais, como o canto de mantras, meditações e o estudo filosófico, o Ekadasi proporciona paz de espírito e ajuda a eliminar o estresse.
Garuda Purana afirma: 

“Existem alguns botes salva-vidas para aqueles que estão se afogando no oceano da existência material: ler o ‘Bhagavad-Gita’ e seguir corretamente o jejum do Ekadasi estão entre os mais eficazes”.

Padma Purana afirm:

" Este é o dia  mais indicado para elevarmos os pensamentos a Deus e que é considerado sagrado em todos os planetas do Universo"

No Brahma-Vaivarta Purana está escrito que aquele que observa este jejum neste dia é liberado de todas as suas reações pecaminosas e avança em vida piedosa. Pois o princípio não é só não comer, mas fazer aumentar o próprio amor à Inteligência Suprema.

A verdadeira glória do Ekadasi é que todos os tipos de seres humanos podem progredir rumo à pureza da própria consciência observando esse dia sagrado, diz o livro Ekadasi.

Os nossos pensamentos têm origem fisiológica, ou seja, a química das células e do sangue participam no funcionamento da mente e do cérebro. Quanto mais purificamos o corpo e o sangue, mais nos tornamos inteligentes e sutis.
O jejum ajuda a silenciar a mente. Funciona como um mecanismo de controle sobre os sentidos. Pitágoras, que estudou geometria na Índia, exigia de seus discípulos que jejuassem para purificar o corpo e estimular a mente. O jejum requer esforço sobre si mesmo e fortalece a disciplina e a espiritualização.
Declarou Mahatma Gandhi: “Eu jejuo para controlar meu corpo e minha alma. Isso é o que me dá determinação para atingir meus objetivos”. Disse o homem que liberou a Índia do domínio inglês sem usar violência.
A importância do Ekadasi também é exemplificada no Caitanya Caritamrita (Adi Lila, 15.9-10): “Um dia Sri Caitanya Mahaprabhu caiu de joelhos aos pés de Sua mãe e pediu-lhe que desse algo em caridade. – Querido filho, eu lhe darei o que você me pedir. – Ó, amada mãe, para o seu bem, por favor nunca coma grãos no dia de Ekadasi.”

Na medida do possível, no dia de jejum, devemos evitar fadigas físicas excessivas, mas não há contraindicações e tudo depende de como você se sente.
Para mais informações, acesse o grupo no Facebook:
Jejum Indiano – Equilíbrio dos Chacras.



Alimentação e outras observações
Transcrição do vídeo Ekadasi – Jejum Indiano – Parte 2.

VÍDEO PARTE 2


O que pode comer no Ekadasi

Todas as batatas, quase todas as abóboras, pepino, rabanete, limão, abacate, azeitonas, côco, trigo mourisco. Todas as frutas (frescas e secas), todas as nozes. Óleos de coco, girassol e azeite puro de oliva. Açúcar (mascavo e cristal não refinado, da beterraba, demerara, de coco) – açúcar branco e refinado nãopois nele há adição de farinha. Leite fresco (o mais puro possível – não o de caixinha.) Queijo, sem coalho nem glúten (por exemplo, o queijo marca Quatá, não tem coalho nem glúten), manteiga e ghee (a manteiga clarificada), margarina não pode. Gengibre fresco, açafrão fresco, pimenta do reino preta, sal puro (de preferência de rocha).

Não pode comer no Ekadasi: 

Tomates, berinjela, couve-flor, brócolis, pimentão, beterraba, pepino amargo, abóbora branca (loki), cabaça (parmal), toroi e kunli (são da Índia), aspargo, quiabo, aipo, salsão, flor da bananeira. Ervilhas, trigo, grão de bico e todos os tipos de grãos, produtos feitos de grãos (por exemplo: tofu, tempeh e derivados de soja). Lentilha, grão de bico, arroz, fungos e champignon. Todas as folhas (exemplo: espinafre, saladas verdes, couves) e ervas verdes como salsa, coentro, folhas de curry, etc. Milho, cevada, farinha, massas, quinoa e todas as farinhas feitas de grãos e feijões (farinhas de arroz e trigo). Também não podem os seguintes alimentos: Amidos de milho ou de grãos e produtos fabricados com estes amidos, como bicarbonato de sódio, fermento em pó, refrigerantes, xarope de milho, creme, alguns iogurtes e pudins, certas variedades de creme de leite, e queijo cottage, alguns doces e balas, esferas de tapioca, que vem misturadas com pó de arroz.

Inclusive animais podem se beneficiar desta prática, mesmo os que praticam o jejum acidentalmente.
Os textos originais falam que é possível fazermos um pedido, ou oferecer o efeito para alguém específico.

Foi comprovado que a benção obtida pela observação do jejum de Ekadasi apela a vários tipos de praticantes da espiritualidade. Por exemplo, pessoas atraídas pela vida familiar praticarão o jejum para obter bons filhos, prosperidade, etc. Aqueles que já transcenderam esses laços serão motivados pela oportunidade de obter uma rápida evolução pelo amor à Divindade Suprema.
É preferível não cortar unhas, cabelo e deve-se evitar cortes e ferimentos (para que todas as células do corpo sejam apropriadamente drenadas pela ação lunar) e evitar cuidados relativos à vaidade do corpo neste dia.
O Ekadasi é praticado com sucesso por milhares de pessoas em todo o mundo. Há casos de curas de doenças graves e mudança na vibração narradas por inúmeros adeptos do jejum.
Além dos incontáveis benefícios físicos, objetivos tanto materiais quanto espirituais são alcançados – embora estes últimos, os objetivos espirituais, sejam mais vivamente aconselhados pelos manuscritos védicos.
Uma aluna do curso Ciência a Antiga Índia relata e afirma que têm feito o jejum e dedicado à própria mãe, que passou a melhorar de câncer graças ao Ekadasi. Mas você mesmo pode comprovar sua eficácia experimentando. Os textos avisam que há casos de karmas muito densos que precisam de seis meses a um ano para obterem resultados.
Quem deseja avançar na prática, pode limitar ainda mais a dieta. Por exemplo, ficar somente com frutas, só sucos, ou somente água para quem tem prática em austeridade e jejuns como este.
O Ekadasi nirjala (sem água) é descrito como mais fácil do que se imagina, para aqueles que aos poucos chegam a esta modalidade.
Ele começa após o jantar do dia anterior e vai até a manhã do dia sucessivo. 

Portanto, precisa fazer atenção para entender o período que o Ekadasi compreende. Por exemplo, se o dia cai numa terça, começamos segunda após o jantar e quebramos o jejum na hora estabelecida na manhã de quarta-feira.
Os horários perfeitos são calculados por monges e astrólogos indianos, e como respeitam o calendário lunar, mudam no decorrer do ano.

O ideal é ficarmos sem qualquer intoxicação química ou alimentar, à exceção de remédios imprescindíveis. Aconselhamos não usar drogas, cigarros ou álcool durante a limpeza.
Parar de fumar é um dos típicos efeitos alcançados pelo jejum, para quem cultiva esse firme propósito.
Agradecemos profundamente o trabalho de Srila Vyasadeva, Dandi Maharaja, Vana Maharaj, Narayan Maharaja, A.C. Bhaktivedanta Swami, Gokul Chandra Das, Radha Dasi, Meiry Aguiar, dona Mohini, Sandra de Fátima, Elvio Nigro e todos os que prestaram atenção nesses slides.

Não temos merecimento pelo que há de bom e de esclarecedor nestas aulas. O mérito é de quem postulou os VEDAS e a Medicina Ayurvédica e dos filósofos fidedignos que os transmitiram ao mundo.

Sugestão de menu
Para os que estão iniciando na técnica, oferecemos uma sugestão de menu para o dia do Ekadasi, com alimentos permitidos durante o período.
De manhã: Salada de frutas, leite, tapioca com manteiga, banana amassada (sem aveia)
Almoço: Purê de batata/inhame com queijo gratinado, abacate temperado como salada (guacamole), doce de banana caseiro
Lanche: Sucos, amendoim
Jantar: Sopa de abóbora com gengibre, mandioca frita ou cozida, pepino temperado com azeite, sal e limão, e duas mangas de sobremesa

Descobrindo o horário de quebra ou término do jejum
O Grupo do Facebook: Jejum Indiano – Equilíbrio dos Chacras. Disponibilizará todas as datas e horários, recomendamos sua participação, pois lá é o portal oficial para toda divulgação referente ao Ekadasi.

O horário de quebra, sempre será anunciado na tarde do dia do jejum.

Para vocês terem uma noção, a quebra sempre acontece no período da manhã do dia seguinte.


IMPORTANTE: Fazer a quebra no horário certo e com o alimento certo também.
Caso tenha quaisquer dúvidas, envie uma mensagem no grupo do Facebook que iremos te ajudar.

OBS: 

Todos os créditos das postagens que faço sobre o Ekadasi são de autoria do 

Grupo Jejum Indiano - Equilíbrio dos Chacras e do Ciência Milenar Indiana.



Comentários

Postagens mais visitadas